"Somente cidadãos bem formados e informados poderão sustentar uma sociedade justa"
Formatura Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas)
No primeiro semestre do ano de 2016, os alunos de 09 e 10 anos do Centro Social Mali Martin que frequentam o Projeto RIA (Responsabilidade na Infância e na Adolescência), tiveram oportunidade de participar do curso Proerd, ministrado pelo Cabo Muniz.
No dia 08 de julho, foi o grande dia do evento de formatura na Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra, juntamente com outros formandos de outras escolas. Vale destacar, a brilhante apresentação das alunas do Centro Social Mali Martin, que dançaram e cantaram a paródia da música Superfantástico - A Turma do Balão Mágico, feita pela Instrutora de Informática: Marisa.
A garotada fez a festa, jurando que vão se manter para sempre longe das drogas e da violência, dançando e cantando a canção do PROERD.
Agradecemos a toda equipe envolvida no projeto, em especial, ao cabo Muniz!!!
O que é o Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tendo como missão e visão:
Missão: ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.
Visão: construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.
Os objetivos específicos do programa incluem:
-
Desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção.
-
Estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.Permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização.
-
Estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes.
-
Abrir um diálogo permanente entre a "Escola, a Polícia Militar e a Família", para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes.