top of page
Quem luta não briga!!! - Parte II

O Centro Social Mali Martin apresenta o projeto “Quem luta não briga”, com a intenção de divulgar para as escolas do município as oficinas de Artes Marciais ministradas no CSMM, custeadas pelo projeto: Esporte e Educação, Um Pacto Campeão – Lei de Incentivo ao Esporte.

 

A apresentação desse projeto teve inicio no dia três de Novembro de 2016, com a honrosa presença da Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra, onde os professores trouxeram algumas turmas do turno vespertino para uma palestra ministrada pelo professor: Jader Ricardo Silva Bié.

 

A palestra consistiu em explicitar a grande diferença entre briga e luta, mostrando a filosofia das Artes Marciais que se baseiam, acima de tudo, no respeito aos professores, colegas de treino e aos adversários. Explicou também, a diferença entre cada modalidade de luta e suas particularidades e concretizando que as lutas são modalidades esportivas onde os atletas são treinados fisicamente e psicologicamente para competirem, e que cada modalidade de luta tem suas regras, arbitrada por um corpo de juízes que prezam, acima de tudo, a integridade física dos competidores. Foi focado também que as brigas não são justas e que muitos que agem covardemente de apetrechos com: pedras, pedaços de madeiras, facas e outros tipos de armas para subjugarem o outro, ocasionando muitas vezes a morte prematura de muitos jovens.

 

Os alunos participantes da palestra, também tiveram contato com os equipamentos individuais de segurança de uso obrigatório dentro das oficinas desmistificando a teoria de que quem as praticam se machucam constantemente.

 

Foi também, foco do tema, os benefícios que a pratica das Artes Marciais agregam em seu contexto como: melhoramento da coordenação motora, desibinição, melhoramento cardiorrespiratório, desenvolvimento do autocontrole e descarregamento de energia, muito presente nos jovens atuais, devido ao estilo de vida sedentária em suas gerações.

 

Dentre os professores da Escola Estadual Mestra Bezinha, destacamos a participação do professor Gilson Hosana Lopes que já ministrou aulas de capoeira dentro do Centro Social, e sabe da importância da visibilidade desse projeto.

 

Esperamos alcançar nosso objetivo que é tirar as crianças dos círculos ociosos e dos círculos de amizades errôneas e lembrando, mais uma vez, que “Quem Luta não Briga”!

bottom of page