top of page

2º módulo da Capacitação DRP (Diagnóstico Rápido Participativo)

 

O curso de capacitação envolveu funcionários do Centro Social Mali Martin e de diversos seguimentos da sociedade itamarandibana.

 

Foram dois dias com muita dinâmica. As técnicas de ensino-aprendizagem partiram dos princípios da participação coletiva para a construção da rede de assistência social. Convidamos representantes do Conselho Tutelar, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), PM de Itamarandiba, Pais, Adolescentes e Crianças, para participarem do curso DRP. O procedimento visou mapear o campo de atuação de cada seguimento e compreender suas ações, bem como, as facilidades e dificuldades encontradas para realização de suas tarefas. Aprendemos coletar informações e a trabalhar com dados de forma prática.

 

Após a sistematização das informações, compreendemos, de maneira simples, que o conjunto social “REDE” é mais importante do que pensávamos. E mais, não há diferença entre os órgãos, cada um está onde deveria estar. Em resumo, descobrimos que, na engrenagem social, a ação de todos é importante. 

Revisão de conceitos: Implantar a concepção de REDE com nova visão e novas práticas, nos dias atuais, nos serviços prestados à população usuária da assistência social é um desafio. Tal desafio envolve os atores comprometidos com a efetivação de uma Política Pública de Assistência Social, entre os quais todos os seguimentos da sociedade estão incluídos. A concepção de REDE requer mudança de conceito, onde o direito de cidadania passe a ser uma prioridade. Isto requer um amplo debate com a sociedade onde a REDE seja, mais que o futuro, presente na vida de cada cidadão.

 

 

Capacitação DRP
bottom of page